Diário de bordo

10 motivos para colocar Montana no seu roteiro de viagens

Depois de passa por muito estados, chegamos em Montana. Com o inverno já chegando e a neve começando a cair, tivemos muitos imprevistos e ter que aprender a dirigir na neve foi um deles. Montana não foi ume estado que ficamos muito, mas como tudo no Travel and Fun, vale a pena ter um Diário de Bordo só dela.

Montana, Estados Unidos

Montana é um dos estados dos EUA e fica localizada na região dos Estados das Montanhas Rochosas. Montana é o quarto maior estado norte-americano em área (São 38 milhões de hectares – área maior que a Alemanha!), atrás apenas de Alasca, Texas e Califórnia. Apesar disso, Montana é um dos estados menos povoados do país e sua população não chega a 1 milhão de habitantes. 

Montana também é conhecida por possuir o rio mais curto do mundo, o Roe River, segundo o Guiness. O Roe River tem apenas 61 metros de comprimento. Em contra-partida, o rio mais longo dos EUA, o Missouri River, começa em Montana – no Three Forks. E, para quem gosta de cultura pop, o estado é onde humanos e uma raça alienígena, os vulcanos, encontram-se pela primeira vez, segundo o filme Star Trek: Primeiro Contato.

Esse estado é super singular. A natureza está presente o tempo todo, não importa o que você faça. Logo, é um bom lugar para desacelerar e curtir. Muitas partes são inexploradas e as paisagens lindas e vida selvagem estão por todo lugar. Além disso, o mix de modernidade e tradicional faz do estado um lugar do tipo TEM-QUE-IR. 

São 55 parques estaduais, 15 áreas selvagens e muitas florestas, mas o que mais chama atenção são seus dois famosos parques nacionais: Glacier, ao norte, e Yellowstone, ao sul. Já falamos de Yellowstone AQUI. E é tudo isso que faz de Montana um lugar incrível.

Por que visitar Montana?

Assim como cada estados dos EUA, Montana tem belezas específicas e oferece muita coisa legal para quem visita o lugar. Vamos estar te dar 10 motivos para conhecer esse estados e coloca-lo JÁ na sua lista para a próxima viagem aos EUA.

1. Gastronomia pensada do campo à mesa
Missoula, uma cidade de Montana, tem uma forte cultura agrícola e se preocupa muito em colocar alimentos locais e orgânicos nos pratos de seus habitantes. Muitos restaurantes por ali fazem parte do motivo “farm to table”. Esse movimento prioriza e privilegia a compra e consumo de alimentos dos produtores locais, incentivando assim a agricultura familiar e a qualidade desses alimentos.

O legal é que a cidade respeita o cultivo e época boa de cada alimento. O menu é pensado sempre de acordo com o que a agricultura do estado oferece naquele momento.

2. Cervejarias
Sim, Montana tem uma carta de cervejarias enorme. Se você é apaixonado por cerveja e quer experimentar produções diferentes, Montana é o seu lugar. Os destaques ficam para a Kettlehouse Brewing Company e para a Bitter Root Brewing Company.

3. Parques nacionais e estaduais
Sim, mais parques. Mas é porque os de Montana são realmente incríveis. Lagos azuis e montanhas nevadas, além de cachoeiras, trilhas e picos de mais de 3 mil metros de altura, além da possibilidade de observação de muito animais selvagens. É um motivo e tanto para você visitar o estado.

4. Comida tradicional americana
Dessa não tem como fugir, certo? Montana tem um dos melhores lugares de comida tradicional americana com muita qualidade. Destacamos a The Windmill Village Bakery – ótimos donuts – e o Pocketstone Café – melhor brunch da vida.

5. Farmers Market
Com toda a cultura do campo à mesa, é claro que não podemos ignorar o farmers market das cidades de Montana. Dá pra provar produtos locais, conversar com os produtores e ouvir um monte de histórias super interessantes, além de apoiar os pequenos negócios. O Missoula Farmers Market, por exemplo, existe desde 1972.

6. Festivais de rua em Missoula
É claro que agora esses festivais tiveram que dar um tempo, mas Missoula é conhecida por ter muitos eventos ao ar livre. Um dos mais conhecidos é o River City Roots Fest, que dura dois dias e chega a levar mais de 15 mil pessoas para o centro da cidade.

7. Não tem praia, mas dá pra surfar
Pode parecer mentira ter surf numa cidade sem praia e cheia de montanhas, mas sim, é possível. Em Missoula, os moradores deram um jeito para surfar em Brennan’s Wave, uma onda artificial que nunca para. Essa onda foi criada para homenagear um profissional de caiaque que faleceu enquanto surfava no Chile, em 2001. Fizeram essa onda movimentando pedras no rio Clark Fork e fazendo a água quebrando sem parar.

8. O incrível pôr-do-sol de Flathead Lake Lodge
Um hotel fazenda na beira de um reservatório de água doce, cheio de cavalos e um pôr-do-sol cinematográfico. Flathead Lake Lodge é um dos hotéis do estado e vale a pena passar uns dias por ali e apreciar as cabanas feitas de tora de madeira e a lareira gigante da recepção.

9. Huckleberries
Um dos motivos de maior orgulho dos moradores de Montana, essa pequenas frutinhas são deliciosas e se parecem muito com mirtilos. De acordo com a agricultura de lá, a época delas é julho, possibilitando achá-las nos mercados e feiras locais. Mesmo assim, durante o ano inteiro é possível ter produtos feitos por essas berries, como geleias, tortas, caldas, sorvete, licores, produtos de beleza, etc.

10. Cidades-fantasmas aos monte
Sim, o estado está cheio de cidades-fantasmas. Uma delas é o o Bannack State Park, uma das cidades-fantasmas mais bem preservadas do país. São mais de 50 propriedades na Main Street, com histórica estruturas e fica a apenas 145km de Yellowstone.

O que visitar em Montana?

Apesar de ser um estado pouco conhecido, Montana tem lugares incríveis para conhecer. É só se programar com antecedência que dá pra fazer tudo o que o estado oferece. Se você estiver em uma road trip, melhor ainda! Por isso, vamos dar algumas dicas das melhores paradas do estado:

1. Glacier National Park
Siga de carro pela Going-to-the-Sun-Road para visitar este parque. A estrada te leva por lugares incríveis, como prados, montanhas, campinas alpinas, florestas e lagos. Já no parque, mais de 1.110km de trilhas fazem a diversão de quem adora caminhas. Além disso, a vida selvagem em Glacier é diversa e presente, dá pra ver ursos pardos cabras e alce.

2. Montana Dinosaur Trail
São 14 museus de paleontologia no estado. Dentre eles, está o Museum of the Rockies, que abriga a maior cabeça de dinossauro já encontrada no mundo, Já no Old Trail Museum, é possível encostar em um ovo de dinossauro. Tem também o Two Medicine Dinosaur Center, que possui um campo para a escavação de fósseis. Passeios imperdíveis para a família toda.

3. First Peoples Buffalo Jump State Park
São penhascos de 1,5km de altura que, segundo a lenda, eram utilizados pelos povos nativos para fugir dos búfalos por milhares de anos. Hoje, o parque estadual oferece trilhas cênicas e um centro de visitante super legal.

4. Gates of the Mountains
Os famosos exploradores Lewis e Clark nomearam esse ponto durante sua expedição pelo rio Missouri. Ele fica entra os parques Yellowstone e Glacier. O passeio de barco por esse canal impressiona e vale a pena.

5. World Museum of Mining
Primeiro que pode parecer um lugar fantasma, mas toda a graça desse museu está embaixo da terra. Sim, existe um universo subterrâneo ali. Dá pra conhecer toda a história da mineração a 20 metros de profundidade, direto de uma gaiola de mineração. Dá também para explorar 66 exposições na região Orphan Girl. Tem uma sala maravilhosa de de minerais e rochas e a recriação de uma cidade mineradora.

6. Lago Flathead
É o maior lago natural do oeste dos EUA. É um lugar calmo com água cristalina, perfeito para praticar pesca de trutas ou para passeios de barco.

7. Lewis & Clark Caverns State Park
Mais uma homenagem aos famosos exploradores, é uma caverna de rocha sedimentar achei de estalactites e estalagmites, O ideal é fazer uma excursão guiada para saber melhor a história e não se perder por ali. Morcegos vivem na caverna e dá pra caminhar, pedalar e só apreciar a natureza.

8. Little Bighorn Battlefield National Monument
Em 1876, aconteceu uma importante batalha nesse lugar. A Cavalaria Americana enfrentou os povos nativos bem onde esse monumento foi erguido. A excursão por aqui segue até os campos de balha de Custer e Reno-Benteen. O centro de de visitantes possui os armamentos do conflito e outros itens da época. Siga também até o Custer National Cemetery.

9. Pioneiros em Virginia City
Localizada no sudoeste de Montana, Virginia City surgiu da corrida do ouro da segunda metade do século XIX, em Alder Gulch. Esse lugar oferece uma volta ao Velho Oeste. Dá pra garimpar ouro, assistir peças antigas, fazer passeios em charretes e muitas outras atividades.

10. Big Sky Resort
No inverno, Montana vira uma grande parada para quem curte esportes de neve. Com suas montanhas e picos, dá pra entender o motivo. O Big Sky Resort oferece um terreno imenso para a prática de esqui e snowboard. Ele é apelidado de “maior estação de esqui dos EUA” por possuir uma área de 2.360 hectares, 4.350 quedas verticais, 34 teleféricos e elevadores de superfície.

MUITO MAIS DICAS NO YOUTUBE

GOSTOU DESSA DICA? ENTÃO VISITE NOSSO CANAL DO YOUTUBE. TEMOS MUITOS VÍDEOS INCRÍVEIS DA NOSSA ROAD TRIP PELOS ESTADOS UNIDOS. SE QUISER, CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL OU CLIQUE AQUI PARA A PLAYLIST DOS VIDEOS. E aqui está o vídeo da nossa passagem por Montana:

Deixe um comentário

Veja também