Diário de bordo

5 erros mais comuns ao escolher um motorhome

Alguns viajantes preferem hotéis de luxo com todas as comodidades enquanto outros preferem o conforto de uma casa ou apartamento em um Airbnb. Porém, além desses, existem também os aventureiros que escolhem a liberdade de um veículo recreativo (RV/Motorhome/Van Sprinter)

Com a pandemia, criou-se um surto de interesse – e popularidade – deste terceiro modo de viajar. Inclusive pra gente, que sempre tivemos uma forma de viajar (e viver) muito bem definida.

Antes de apostar tudo na compra (ou transformação) de um veículo, há muitas oportunidades de levar um RV ou van para um test drive. Por exemplo, é possível alugar um motorhome com grandes empresas nos EUA (como a tradicional Cruise América) e até mesmo usar algo mais inovador como o app RVShare que coloca donos de RV em contato com pessoas que gostariam de alugar um. 

Nossa opção foi a de comprar um motorhome relativamente pequeno, mas com a mais alta tecnologia possível. Decidimos por uma van convertida, que é chamada de Camper Van ou Class B RV nos EUA.

Nosso desejo de explorar todo os Estados Unidos sem a necessidade de parar em grandes estacionamentos de trailer foi um determinante para nossa decisão, visto que nossa van é auto suficiente no quesito eletricidade e gerador, devido a suas baterias de lithium e sistemas de cargas de baterias via painéis solares. Além disso, por ser pequena, a van entra em qualquer espaço da estrada para pernoitar. 

E para ajudar, aqui estão os 5 erros mais comuns sobre a vida em um motorhome. Não importa o tempo que você vai ficar viajando, para os novatos, como a gente, essas dicas podem ajudar MUITO.

Mas, antes precisamos falar sobre nossos hábitos pessoais de viagem. Nós amamos a natureza e atividades ao ar livre (e sim, ja fizemos viagens incríveis ao redor do mundo), no final do dia, queremos uma cama confortável e um chuveiro para um banho quente. Nunca acampamos na nossa vida. O mais perto que chegamos disso, foi passar uma noite em uma tenda em um resort em Capital Reef, mas isso não conta, já que o lugar tinha cama e ar condicionado.

1. É preciso sacrificar o conforto do dia a dia

Tivemos um receio inicial com a perspectiva de dormir, tomar banho, cozinhar e morar em uma pequena van. Mas há muitas opções de Camper Vans, desde as mais simples até as mais luxuosas que até parecem um hotel de luxo.

Nossa van, que apelidamos de Jubi, tem quase tudo que precisamos. O único problema é o tamanho, já que ela é bem menor que uma van convencional. A cama do nosso motorhome é elétrica e tem um colchão de espuma viscoelástica queen size. 

Com camper vans menores, as vezes é mais difícil ter coisas que você só conseguiria encontrar em casa ou hotel, pois é uma configuração menos compacta. Lembre-se, é uma situação de vida móvel e que permite que você explore sem obstáculos. Escolha e analise qual é o nível de conforto que você quer, para que não erre no tamanho da sua casa sobre rodas. 

Claro, há muitas opções de glamping (que é o que chamamos de acampamento com glamour) e várias outras maneiras de explorar o mundo ar livre com conforto. No entanto, a mobilidade de uma van compacta, mas bem abastecida, pode ajudá-lo a ver muito em um período de tempo relativamente curto.

2. Querer ter tudo que tem em casa dentro da van

Nossa van tem todas as comodidades que precisamos – e mais algumas. O modelo específico da van que escolhemos é uma Mercedes Sprinter 144 feita pela Mid West Auto Design, chamada Passage Eco Freedom. Parece mais um jatinho com rodas no que se refere ao seu luxuoso acabamento. Ela é bem alta por dentro, bem mais que um veículo de passageiros típico e tem aproximadamente o mesmo comprimento de um SUV de tamanho grande, como um Chevrolet Suburban.

Leva um tempinho para parar de bater nas coisas. Mas, na verdade, gostamos de pensar na Jubi como um hotel em formato de cápsula móvel.

Nossa van veio totalmente pronta para uso, com uma confortável cama queen-size, água corrente quente e fria, um chuveiro (banheiro fechado), uma geladeira de tamanho médio, algum espaço de armazenamento e até mesmo uma cozinha completa com fogão, micro-ondas elétrico e pia em granito. 

O chuveiro na van é algo muito importante para nós. Com o tanque de quase 100 litros de água, conseguimos ficar quase 5 dias tomando banho todos os dias (somos em 2 pessoas). Racionar água é importante, mas esse é um conforto a mais.

Temos uma tonelada de recursos de design bacana, como um assento de passageiro giratório, cama que sobe para o teto dando lugar para uma sala de jantar, ar condicionado e calefação, assim como janelas panorâmicas para ver as lindas paisagens da cama. 

Mas ainda assim, não temos tudo o que teríamos em uma casa de verdade. Ter máquina de lavar roupas, lava-louças e, até mesmo, uma cafeteira Nespresso na Jubi seria incrível, mas não necessário.

3. Itens que você provavelmente nem precisa para explorar a beleza de um país todo 

Temos Wi-Fi redundante, uma TV inteligente para streaming e um amplificador de sinal de celular. Infelizmente (ou felizmente, dependendo do seu ponto de vista), temos 4 Wi-Fis redundantes e, dependendo de onde estamos, nenhum deles funciona. Os Estados são muito grandes e alguns lugares não possuem sinal de celular. Levando isso em consideração, e nossa necessidade de conectividade, temos também telefonia e rastreador via satélite, que utiliza um equipamento chamado IN REACH produzido pela Garmin. Quer saber onde estamos em tempo real? É fácil. O rastreador via satélite envia nossa localização exata a cada 10 minutos e a assinatura desse serviço sai por 25 dólares por mês.

4. Nem tudo é automático e fácil

Precisamos admitir que a ideia de esvaziar o esgoto não estava no topo da lista de tarefas.

Algumas tarefas essenciais de uma van de acampamento ou motorhome, como esvaziar o tanque de água preta e cinza, não são muito simples para um iniciante. E sim, esses tanques são para onde vão os dejetos corporais e a água suja do chuveiro.

Felizmente, nossa van tem um tanque de água cinza de 30 galões (90 litros) que enche uma vez a cada 4 ou 5 dias, justo quando precisamos também abastecer de água, então aproveitamos e fazemos tudo de uma só vez, retirada de esgoto e completar os tanques de água. Esse é um trabalho adicional e muitas vezes visto como algo desagradável, devido ao mal cheiro e tudo que vemos saindo dali.

No entanto, existem algumas instruções em um guia que devem ser capazes de ajudá-lo mas, pela nossa experiência, é necessário fazer esse procedimento algumas vezes para se tornar craque nele. Como tudo, isso também vira parte da rotina.

5. Dirigir uma van é complicado

Uma vez fora das ruas de uma cidade, é fácil navegar na van. E isso inclui dirigir pelas estradas dos Parque Nacionais, estradas normais e estradinhas de terra. No entanto, não podemos esquecer que estamos falando de uma van, um veiculo bem maior que um carro. Então manobrar onde a maioria dos veículos de passageiros manobraria, incluindo vários mirantes panorâmicos, estacionamentos apertados e muito mais, apesar de nunca ter sido um problema pra gente, para outras pessoas pode ser.

Enfim, com os moradores das grandes cidades procurando fugir do movimento das metrópoles e o trabalho remoto virando uma opção – e as vezes até mesmo uma exigência -, há menos razões pelas quais as pessoas precisam estar presas a um lugar.

Embora as Vans e pequenos motorhomes sempre tenham despertado nossa curiosidade, as restrições às viagens de transportes coletivos (como avião e ônibus) abriram as portas para novos modos de deslocamento. De amenidades confortáveis ​​à capacidade perfeita de explorar ao ar livre, ficamos impressionados com a experiência de morar em um espaço tão pequeno, e, todos os dias nos questionamos o porquê não tivemos essa ideia antes. 

Em nosso ver, teria sido melhor ter mais instruções sobre recursos específicos quando compramos a van. O serviço de entrega da concessionária La Mesa em Phoenix, Arizona, deixou a desejar. Especialmente para iniciantes. Tivemos que aprender muita coisa ao decorrer dos dias e semanas. E aqui temos mais uma dica: escolher uma concessionária que vai te dar suporte durante e depois da compra é muito importante. 

Outro ponto chato é que as coisas quebram mais frequentemente em um ambiente que está em movimento constante. Para nós, a van parece ser a maneira ideal de explorar o país em segurança durante esse período de pandemia do coronavirus.

Deixe um comentário

Veja também