Diário de bordo

7 dicas para tirar sua road trip do papel

Prepare-se para cair na estrada! Não existe nada parecido com a sensação de parar no topo de uma montanha, há centenas de quilômetros do seu lugar de partida, pensando “como que eu cheguei aqui?”.

Fazer uma road trip com amigos, em casal ou até mesmo sozinho é a melhor forma de realmente conhecer lugares incríveis pelo mundo a fora. É importantíssimo planejar-se para o inesperado e cair na estrada bem preparado. Aqui vão 7 dicas que irão ajudar você a colocar em prática a road trip dos seus sonhos.

1. Escolha o dia de saída (e não mude).

Comprometer-se com uma data para iniciar a sua road trip pode ser a parte mais difícil de todas, já que, com certeza, você vai escutar de amigos e parentes que é louco e te questionarão se é a coisa certa a se fazer. Questionamentos sobre “como você vai viver em um carro?” “não é perigoso?” “e o trabalho, como vai ganhar dinheiro?”, além da pergunta final: e depois, como ficará tudo? Para que isso não afete seus planos e sonhos, estabeleça a data de partida e trabalhe de trás para frente até a chegada do grande dia. Colocando isso no seu calendário, todo o resto parece que começa a se encaixar quando você está comprometido com o seu deadline.  E além disso, não tem nada pior do que as pessoas perguntando sobre sua viagem e fazendo pressão quando você ainda nem começou os planos.

2. Escolha o destino.

Pense para onde quer ir, coloque no papel a rota, baixe apps que te ajudarão na navegação e na escolha dos destinos. Dicas de apps para esse momento do planejamento: Google maps, onde pode criar e salvar a sua rota e Campidium, para saber quais são os lugares onde você vai poder parar e passar a noite.

3. Selecione o seu meio de transporte para a road trip.

É possível começar a sua road trip em um carro ou em grandes motorhomes. Pesquisar o que mais se adequa aos seus planos é muito importante. Você pode alugar ou comprar o seu veículo. No nosso caso, escolhemos uma van que fica no meio do caminho, entre um carro e um veículo grande, pois ela nos dá muitas possibilidades de se aventurar em lugares mais remotos sem a necessidade de conexão com a eletricidade. Nos EUA, você encontra locação de vans ou motorhome no www.travelers.com. Já para a compra de motorhomes novos ou usados, o RVTrader.com é uma boa opção. 

4. Menos é mais!

Confie em mim: quanto menos coisas que você tiver no começo, melhor será. Tenha poucas roupas para climas diferentes, porque no final você nunca vai usar tudo o que levou e espaço é uma coisa muito importante em motorhomes. Isso vale também para sapatos e artigos pessoais (como secador de cabelo, cremes e shampoos). Leve apenas o necessário e comece cedo a fazer as malas, não deixe para última hora nunca.

5. Alimentos saudáveis.

Escolha alimentos saudáveis e de fácil preparo. É preciso tê-los acessíveis o tempo todo. O melhor a se fazer, pelo menos nos Estados Unidos, é uma visitar no Walmart para comprar tudo o que for necessário, lembrando sempre do espaço para não exagerar. É preciso ficar atento também em relação à necessidade de refrigeração de alguns alimentos. No início, erramos feio e compramos muitas refeições congeladas, que acabaram ocupando muito espaço na geladeira e eram de difícil preparação. Lembre-se que é muito fácil comer mal e errado, então fique atento. Um bom planejamento quanto a isso é muito importante para não descuidar da saúde e não ocupar mais espaço do que o necessário na geladeira. 

6. Crie um orçamento realista.

É muito tentador querer comprar tudo o que você encontra pela frente, principalmente nas primeiras semanas, mas lembre-se: o menos é mais. Anote tudo o que você gasta em uma planilha para ter uma base de comparação (porque é incrível como as coisas mudam de preço de um estado para outro) para que você não tenha uma surpresa no final do mês.  Despesas se somam rapidamente quando você não tem um controle sobre elas.  Alocar um valor diário é uma boa ideia. Outra ideia é criar formas de gastar menos. Um exemplo disso é quando começamos a nossa road trip. Costumávamos ficar em rv parks e campgrounds, gastando uma média de $50 dólares por dia. Hoje descobrimos que os lugares mais lindos são de graça e dentro de florestas nacionais, terras do estado (BLM) e até campgrounds sem taxas. Uma dica: fique sempre muito atento a gastos inesperados, pois podem impactar o tempo da sua road trip.

7. Compre um passe anual para os parques nacionais (específico para road trip nos EUA).

Se você está planejando visitar vários parques nacionais americanos, uma dica para economizar é comprar o passe anual. Esse passe custa $80 dólares e te dá o direito de visitar 59 parques pelo país durante 1 ano. Caso contrário, a entrada de cada um desses parques custa, em média $35 dólares. Link para a compra do pass: https://store.usgs.gov/pass.

Deixe um comentário

Veja também