Diário de bordo

A parte mais charmosa da Califórnia pela Highway 1

Depois de dias de perrengues, aparentemente algumas coisas começaram a dar certo. Só algumas. No episódio de hoje, ficamos nas redondezas de Monterey, Camel, Capitalia e Santa Cruz.

Monterey, Califórnia

Monterey é uma cidade muito legal que fica localizada no Condado de Monterey, na costa acidentada do pacifico na Califórnia. Tem um pouco mais de 27 mil habitantes e fica no meio do caminho na Highway 1 (ou Pacific Coast Highway). Era o único porto de entra de bens taxáveis na Califórnia e, por isso, sua área marinha se desenvolveu super rápido e ela possui fábricas e galpões desativados que viraram bares e restaurantes super divertidos e badalados.

A cidade teve o primeiro teatro, o primeiro edifício público, a primeira biblioteca pública, a primeira escola pública, a primeira editora e o primeiro jornal da Califórnia. Monterey e a sua área circundante atraíram artistas no final do século XIX, como pintores e escritores famosos que viveram por ali.

Entre as principais atrações da cidadezinha, podemos citar o Monterey Bay Aquarium, um aquário mundialmente conhecido com milhares de animais e plantas marinhos em exibição em exposições subaquáticas e interativas, a Cannery Row, o Fisherman’s Wharf e o famoso Festival de Jazz de Monterey, realizado anualmente e muito visitado pelos turistas e nativos.

A Cannery Row, que já foi o centro do setor de embalagem de sardinhas, foi imortalizada pelo escritor romancista John Steinbeck. Hoje já é uma avenida super conhecida e repleta de lojas de souvenires, restaurantes (os de frutos do mar imperam por aqui) e bares em fábricas restauradas (uma das coisas mais legais dessa avenida). Outro local famoso é o Monterey Bay Aquarium, com milhares de animais e plantas marinhos em exibição em exposições subaquáticas e interativas.

Passar um dia ou mais em Monterey é quase que obrigatório pra quem visita San Francisco, que fica há pouco mais de duas horas dali.

Carmel, Califórnia

Outra cidadezinha gracinha é Carmel-By-The-Sea, ou só Carmel, como é conhecida por aqui, que é uma pequena cidade da Califórnia, no Condado de Monterey. Ela tem mais ou menos 3 mil habitantes, porém é super charmosa.

Possui um centrinho lindo e alguns parques para visitação. O ideal é passar algumas horas por ali e apreciar a forma como a cidade equilibra o moderno e o antigo.

Carmel Mission tem bonitas trilhas que levam à exuberante Mission Trail Nature Preserve, um parque com vegetação nativa. Outro ponto que merece a visitação é a Carmel Beach e suas areais brancas. A praia permite cachorro e o clima é de muita paz por ali. Aconselhamos também a visitar as elevações rochosas atingidas pelas ondas e árvores torcidas pelo vento na Reserva Estadual Point Lobos, perto dali. 

Para quem quiser se hospedar, Carmel possui diversas pousadas e pequenos hotéis. Não achamos que vale a pena, mas quem sabe passar uma noite ou duas faça sentido pra você? Carmel e Monterey são ligadas pela 17 Mile Drive.

Capitola, Califórnia

Capitola é uma cidade de 10 mil habitantes localizada no condado de Santa Cruz, no centro da Califórnia.

Foi a primeira cidade de veraneio do estado. Por isso andar por ela é tão incrível. Toda essa área da cidade é muito linda. Mais uma vez, vimos muito do antigo e o moderno convivendo em perfeita harmonia. Capitola Beach é perfeita para caminhar e possui ótimos restaurantes locais. 

As famosas casinhas coloridas ficar em Capitola Beach também, mas, diferente do que pensamos, é proibido passear por ela. A área é privativa.

Santa Cruz, Califórnia

Santa Cruz é a maior das cidades que visitamos nesse episódio. Possui 60 mil habitantes e é super famosa pela cultura do surfe e do skate, mesmo sendo uma cidade muito eclética. É o destino favorito de fãs dos esportes e de campeonatos mundiais.

Por falar em surfe, Santa Cruz é conhecida por seu estilo de vida socialmente liberal e alternativo. Tem uma vibe muito tranquila. Reza a lenda que três príncipes havaianos levaram o surf até lá em 1885, pela primeira vez nos EUA. Dessa forma, os moradores locais acabaram pegando gosto pela coisa também e logo estavam correndo ondas em picos como Cowell e Pleasure Point.

Um dos pontos mais famosos da cidade, é o calçadão de Santa Cruz Beach. É um ponto comercial que está em atividade desde 1907 e fechou pela primeira vez em mais de 100 anos somente agora na pandemia do coronavirus. Nesse calçadão tem um dos parques de diversão mais legais dos Estados Unidos inteiro. São mais de 40 brinquedos e alguns deles super famosos, como a montanha russa de madeira mais antiga do país. Além disso, o lugar fica lotado de pessoas no verão e quando os campeonatos de surfe estão acontecendo. Não tem quem não goste dali.

Há apenas 90 minutos ao sul de São Francisco e a 30 minutos ao norte de baía de Monterey, a California Highway 1 atravessa diretamente o condado de Santa Cruz. A cidade tem 14 parques nacionais e praias, antigas florestas, museus super importantes e o mais legal: a cultura do vinho que pouca gente sabe. Se for visitar Santa Cruz, sente-se nas mesas abertas e peça ajuda para harmonizar o vinho e pratos deliciosos de frutos do mar, é imperdível.

Deixe um comentário

Veja também