Diário de bordo

A ruínas históricas do Mesa Verde National Park

Uma vez que saímos da incrível Telluride, dirigimos rumo ao Mesa Verde National Park.

Mesa Verde National Park, Colorado

O Parque Nacional Mesa Verde é um parque muito famoso por ser considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ele fica localizado em Montezuma, no Colorado, e ocupa uma área de 211km² em um platô (mesa) em meio a uma vista verde incrível. Daí surgiu o nome Mesa Verde.

Dentro dessa área, é possível encontrar muitas ruínas históricas e vilarejos da antiga cultura Puebloan. As paredes dos penhascos do parque são cheias de estruturas e habitações construídas em cavidades ou sob saliências. Isso inclui a maior habitação desse tipo em toda a América do Norte, o Palácio do Penhasco.

Esse parque cheio de história mostra como era a vida do povo Ancestral Puebloan há 1.400 anos e ficaram no Colorado por mais de 700 anos, de 600 D.C. a 1300 D.C.. Eles viviam nessas moradas esculpidas dentro dos cânions. Ali, a cultura arcaica é preservada. pós esse período, a população começou a se dividir e se espalhou por quatro regiões distintas, hoje compreendidas nos estados de Utah, Colorado, Arizona e Novo México.

O Mesa Verde se divide em duas regiões. Cada uma fica localizada em um platô diferente. São elas: a Wetherill Mesa, onde fica a Long House e a Step House e a Chapin Mesa, onde fica o Cliff Palace e o Balcony House.

E vamos dar aqui nesse post algumas dicas para quem pretende visitar o parque.

1. Como chegar?
Dá pra chegar no parque saindo de Telluride, como nós fizemos. É uma viagem linda e cheia de paisagens incríveis.

2. Quanto?
Pedestres: $8 no verão e $5 nas outras estações por pessoa. Vale por 7 dias.
Veículos não comerciais: $15 no verão e $10 nas outras estações.
Passe anual para o parque: $30 por veículo.
Passe anual para os parques nacionais: $80 e pode ser usado em todos os parques nacionais dos EUA. Vale muito a pena!

Atrações específicas que precisam de ingresso a parte: 
– Long House
– Cliff Palace
– Balcony House

3. Como visitar o Mesa Verde?
É possível entrar no parque de carro ou a pé. Algumas trilhas são mais tranquilas, outras já demandam esforço. O parque possui serviços de tours. 

O ideal para visitar todas as atrações do parque são 3 dias. Mas em 1 dia e meio é possível ver muita coisa.

4. Onde se hospedar?
O parque possui hotéis dentro dele e muitas opções fora, nas redondezas. Tudo depende de quanto você quer pagar e qual o nível de conforto. Existem hotéis localizados a apenas 10 minutos da entrada do parque.

5. Dicas gerais:
– Roupas confortáveis são essenciais para as trilhas.
– Respeite as ruínas históricas.
– Leve muita água com você. No verão as temperaturas sao altas e secas.
– Algumas subidas são íngremes, vá com um tênis especifico para caminhadas.
– Leve snacks e lanches. O parque não possui muitas opções de alimentação. 

PARA VER O MAPA DE MESA VERDE NATIONAL PARK, CLIQUE AQUI.

Atrações do Mesa Verde National Park 

1. Wetherill Mesa
– Long House
Para essa atração é necessário ingresso a parte. A trilha dura mais ou menos 2 horas e é considerada fácil, apesar das escadas. São 150 cômodos construídos  em um “vale” dentro de um penhasco. É legal fazer esse passeio com um guia porque ele conta todas as historias dos povos que moraram ali.

– Long House Loop
Uma trilha de 10km pavimentava que também pode ser feita de bicicleta. Para quem não quer pagar o Long House, essa é uma opção, já que é possível ver a atração de longe.

– Step House
É uma atração que não tem guia e não precisa de passe a parte. É uma caminhada de 1,6km e de mais ou menos 1 hora. Por ali é possível ver duas construções de épocas históricas diferentes.

2. Chapin Mesa
– Spruce Tree House
Essa é uma trilha que tem início perto do Chapin Mesa Archeological Museum. Uma caminhada muito linda e cheia de história. Um dos lugares que mais ficam “escondidos”.

– Mesa Top Loop Road
Essa é a famosa estrada cênica do parque. São 10km de estrada pavimentada que passa por muitos pontos e atrações, como a Square Tower House e o Cliff Palace, além das primeiras casas construídas por aqui (a Pit Houses). Passa também pelo famoso Navajo Canyon View, pelo Sun Point View, pelo Oak Tree e Sun Temple.

– Cliff Palace e Cliff Palace Loop
Essa é a maior construção dos Pueblos Antigos por aqui ( e em toda a América, pra falar a verdade) e a mais famosa. Se você quiser fazer essa trilha, compre ingressos antecipadamente porque eles se esgotam super rápido. São construções datadas de 1190 a 1260.

– Chapin Mesa Archeological Museum
Esse é um museu incrível! Ele retrata os costumes e historias dos povos Ancestrais Pueblos. Esses povos habitaram essa região do Colorado há mais de 1.400 anos. Existem também ali alguns artigos pré-históricos e muitos itens relacionados.

– Scenic Drive
Até chegar em todas as atrações do parque, é preciso percorrer um longo caminho. Porém, a Scenic Drive faz esse caminho ser lindo e cheio de paisagens maravilhosas. Vale a pena.

Durango, Colorado

Outro lugar que passamos logo depois do Mesa Verde National Park, foi a cidade de Durango, também no Colorado. 

A cidade fica às margens do belo Animas River e conta com um centro gostoso para caminhar, de atmosfera tranquila bem ao estilo do sudoeste, repleto de restaurantes, bares e cafés. Ela tem importância histórica porque foi fundada logo após a Corrida do Ouro.

É um lugar muito conhecido por sua cultura faroeste – mais uma vez pareceu que estávamos em um filme. Algumas de suas atrações turísticas: o histórico Strater Hotel – o hotel abriga um piano original da época que foi construído (apenas 6 anos depois da fundação da cidade) e um saloon que serve de sede para muitas festas; Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad – um lugar para embarcar em uma jornada de volta ao tempo, além de chegar perto das San Juan Mountains; Raftings nas corredeiras; Hermosa Creek Trail – uma trilha incrível de 32km e muito mais.

MUITO MAIS DICAS NO YOUTUBE

GOSTOU DESSA DICA? ENTÃO VISITE NOSSO CANAL DO YOUTUBE. TEMOS MUITOS VÍDEOS INCRÍVEIS DA NOSSA ROAD TRIP PELOS ESTADOS UNIDOS. SE QUISER, CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL OU CLIQUE AQUI PARA A PLAYLIST DOS VIDEOS. E aqui está o vídeo da nossa passagem pelo Mesa Verde National Park e por Durango, Colorado:

Deixe um comentário

Veja também