Diário de bordo

Denver: o que fazer e porquê conhecer a maior cidade do Colorado

E é chegado o dia de ir pra Denver, no Colorado, deixar a Jubi para um upgrade. Nossa passagem pela cidade foi super rápida, mas vamos deixar aqui algumas dicar sobre esse lugar super legal.

Denver, Colorado

Denver é a capital do Colorado. Possui mais de 700 mil habitantes, sendo assim, a cidade mais populosa do estado. Ela fica no vale do rio South Paltte, bem perto da famosa cordilheira das Montanhas Rochosas. A cidade é conhecida como Mile High City, uma vez que fica a uma altitude de exatamente 1 milha (1.609 metros). Denver combina agito urbano, tradição do velho oeste e uma vida ao ar livre excepcional, e já foi eleita a melhor cidade dos EUA para morar.

A história da cidade tem início em 1858, na descoberta do ouro na região – o que provocou uma corrente migratória muito grande – e permitiu o estabelecimento dos primeiros núcleos de colonização.

Denver também respira esporte. É a casa dos Broncos, da NFL, e do Avalanche, no campeonato de hockey. Além disso, sua vida sempre agitada e urbana fez as microcervejarias muito famosas. Sao mais de 100 e a cidade se orgulha disso.

São 300 dias de sol por ano. Isso faz a cidade ser um ótimo destino em qualquer estação.  O centro da cidade é ótimo para andar a pé e conta com restaurantes administrados pelos próprios chefs, choperias, lojas, atrações para toda a família, arte e cultura. Denver é também o principal destino para alguns dos melhores parques nacionais do Oeste dos EUA, como Mesa Verde, um dos quatro parques do tipo no Colorado; Yellowstone, no Wyoming; e Canyonlands, em Utah. 

Mas, mesmo com tantos dias de sol, o seu inverno é rigoroso e não é a toa a fama das estações de esqui por todo o Colorado. Porém, isso não atrapalha a paixão pelos esportes ao ar livre. São mais de 200 parques e uma geografia que colabora com práticas esportivas, pois é plana no centro e montanhosa no norte, oeste e sul.

Mas afinal, por que ir para Denver?

Sabemos que esse é só mais uma cidade dos EUA, mas por aqui procuramos sempre mostrar como alguns lugares são especiais e merecem uma visita. Por isso vamos colocar aqui alguns motivos para visitar Denver:

1. 300 dias de puro sol naquele céu!
Sim, amigos. São 300 dias gostosinhos por ano. Apesar das temperaturas bem baixas no inverno, Denver é bem ensolarada.

2. Parques, parques e mais parques.
Com tantos dias de sol, nada melhor a se fazer do que conhecer parques lindos. Como já falamos, são mais de 200 lugares que visitantes e moradores costumam ir para praticar esportes, fazer piqueniques, ler, passar um tempo com a família ou só curtir a paisagem mesmo. É muita área verde.

3. Esportes ao ar livre. Ou não.
É a cidade dos esportes. De todas as modalidades que você possa imaginar. É o paraíso para quem gosta disso porque o ano todo tem algo rolando por lá. Além disso, a atividade física é uma cultura da população. É muita gente caminhando, correndo, treinando nos parques, andando a pé e curtindo a cidade.

4. Largue o carro e pegue uma bike
São 1.000km de ciclovia. Isso torna Denver a cidade com maior linha de ciclovia interligadas dos EUA. E o governo incentivou esse hábito investindo em infraestrutura, lei para ciclistas e programas de educação. Existem também mais de 800 bicicletas pelas ruas prontas para você locá-las.

5. Food trucks everywhere
Os food trucks são quase patrimônios da cidade. Onde você vai, tem um. E a variedade é muito grande, além dos preços serem bem em conta.

6. As famosas montanhas rochosas
Denver é cercada por montanhas. Isso já oferece uma vista incrível e ainda incentiva quem quer praticar esportes ao ar livre, como trilhas. Toda a região possui parques que podem ser acessados saindo de Denver a uma curta distância se você quiser ver as montanhas rochosas de pertinho.

7. Cultura cervejeira
O Colorado é bem famoso pelas cervejarias. Mas é em Denver onde ficam a maioria delas. São mais de 200 entre cervejarias e microcervejarias, e esse número só cresce. Além disso, a cidade ficou conhecida como uma das melhores na fabricação de cervejas e produz mais do que liquido refrescante do que qualquer outra cidade nos EUA.

8. Healthy food
Aqui está outra cultura de Denver: comer saudável. Muitos dos chefs dos restaurantes locais trabalham direto com produtores para criar pratos saudáveis. Além disso, lanchonetes e mercados saudáveis também são sempre cheios.

9. Pet friendly
Ou melhor, dog friendly. A cidade ama cachorros. Por lá, é possível notar como todo mundo nas ruas sempre em um cachorro e os parques são sempre adaptados para o melhor amigo do homem, já que são cercados, possibilitando soltar os cachorros.

10. Street Art
Além dos museus e galerias super famosos de Denver, a cidade também valoriza a arte de rua. São muitas pinturas e esculturas espalhados por lá. Existe até um programa chamado Denver’s Public Art Program que reserva uma verba mensal para a inclusão de arte e design na construção da cidade. São mais de 150 artes ao ar livre espalhadas pela cidade.

O que fazer em Denver? 

Mas, além de tantas motivos legais para visitar Denver, ainda existem lugares específicos do tipo VOCÊ-TEM-QUE-IR na cidade. Claro, é impossível de colocar todos aqui, mas vamos falar sobre os mais legais:

1. 16th Street
Essa rua é muito legal! Ela é fechada para carros e cheia de bares, restaurantes e lojinhas. O legal é que tem um ônibus com entrada gratuita que circula pela rua. Apenas ele tem essa autorização de circular por lá. A 16th Street fica muito perto da Larimer Square, um lugar muito legal para fazer compras e cheio de construções em estilo vitoriano.

2. Denver Beer Trail e cervejarias
Em uma cidade tão famosa pela cerveja, é claro que um passeio cervejeiro é obrigatório. O Denver Beer Trail é uma “trilha da cerveja” autoguiado com mais de 20 cervejarias. Uma das mais famosas é a Tivoli Union Brewing Company, que fica em um prédio histórico, dentro do campus da Universidade. Já a Coors Brewing Company (mundialmente famosa), fundada em 1873, é considerada a maior instalação cervejeira do mundo em um único local. Vale a pena!

3. Cherry Creek North
Essa é pra quem gosta de um pouco mais de luxo. São 16 quarteirões de boutiques, galerias e restaurantes. Vale a pena só o passeio porque o lugar é muito lindo!

4. Capitólio de Denver
Um dos maiores, se não o maior, símbolos de Denver. Fica em Downtown e, pra quem não sabe, ele é um dos poucos dos Estados Unidos que tem a cúpula banhada a ouro. Ele é aberto para visitação e a entrada é gratuita. Além disso, a região do Capitólio é linda e cheia de museus, galerias, restaurantes e cafés.

5. Lower Highland 
Também conhecido como Lohi. É uma mistura de casas vitorianas com restaurantes e bares super modernos. É lá que fica o AVANTI, um mercado gastronômico maravilhoso.

6. Museus e mais museus.
Outro programa que você precisa fazer é visitar um museu. São vários pela cidade. Tem o Denver Museum of Nature and Science, que tem exposição de dinossauros e o Space Odyssey, um planetário digital. 

Tem também o Denver Performing Arts Complex, que é um complexo com 10 instalações que promovem apresentações de teatro, ópera, balé, Broadway e muito mais.

Outro muito muito famoso da cidade é o Denver Art Museum, que possui obras expostas ao ar livre.

7. River North
Mais conhecido como RiNo, esse é um bairro muito interessante. Cheio de arte nos muros e nas galerias, é lá que fica o Mercado Central, lugar perfeito para comer ou tomar bons drinks. Nos lembrou Wynwood, em Miami.

8. Rocky Mountains e o anfiteatro Red Rocks
Bem perto de Denver, estão as Rocky Mountains e o Anfiteatro Red Rocks, que tem a acústica perfeita das montanhas rochosas. Esse lugar tem história! Em 1964, a primeira apresentação nos EUA dos Beatles, foi ali.

9. Union Station
Talvez o lugar mais famoso de Denver. Além de ser a estação central de todos os trens vindos do aeroporto, esse lugar virou um ponto turístico. Fica em um prédio histórico de 1881, cheio de cafés e restaurantes. É a modernidade situada em um lugar antigo – nada define melhor Denver do que isso, a propósito.

10. Culinária de Denver
Essa cidade tem muuuuuuuuitos restaurantes, então é normal ficar perdido. Alguns que sabemos serem muito bons: Earls Kitchen + Bar (um bar com pratos deliciosos), ELWAY’S Downtown (dentro do Ritz-Carlton com melhor cozinha contemporânea), The Kitchen (super famoso e disputado), Osteria Marco (italiano gostosinho), Syrup (café da manha maravilhoso), Maggiano’s Little Italy (italiano), La Loma (comida mexicana), City O’City (um vegetariano super legal), Protein Bar & Kitchen (comidinhas naturais) e muitos outros.

11. Civic Center Park
Uma das áreas mais interessantes e famosas, Civic Center é um bairro conhecido por ser centro cívico da cidade. Cheio de instituições de arte, do governo e de cultura. É um parque maravilhoso cheio de estátuas e outras atrações.

12. Denver Mint
A Casa da Moeda de Denver possui um tour gratuito por suas instalações e histórias, e ainda é possível ver a fabricação de moedas americanas. É recomendado que seja agendado.

13. Colorado Convention Center e Big Blue Bear
O CCC é um centro de convenções multiuso, sendo um dos maiores dos EUA. Todo seu interior e exterior é cheio de obras de arte. A mais famosa é a “I See What You Mean”, de Lawrence Argent. 

14. Elitch Gardens
Um parque fundado em 1890 em uma outra localização, indo para onde está hoje apenas em 1994. O lugar é gigante (tem até mapa!. Tem parque aquático e um parque de diversões. Não é muito visitado por turistas.

15. Tour na Hammond’s Candies
A famosa fábrica de doces é super tradicional na cidade. Foi fundada em 1920. A entrada é gratuita e não precisa agendas (mas é bom checar os horários de funcionamento antes). Você vai conhecer a história da fábrica e vai ver o preparo ainda artesanal dos doces e chocolates. No final, você visita a loja da marca e pode comprar tudo que viu fazendo. Muito legal!

MUITO MAIS DICAS NO YOUTUBE

GOSTOU DESSA DICA? ENTÃO VISITE NOSSO CANAL DO YOUTUBE. TEMOS MUITOS VÍDEOS INCRÍVEIS DA NOSSA ROAD TRIP PELOS ESTADOS UNIDOS. SE QUISER, CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL OU CLIQUE AQUI PARA A PLAYLIST DOS VIDEOS. E aqui está o episódio da nossa passagem por Denver:

Deixe um comentário