Diário de bordo

O Monte Rushmore: porque visitar as suas esculturas colossais


Nossa parada mais esperada de todas em South Dakota aconteceu depois de muito perrengue. Muita neve, frio, lugares fechados e agora é hora de visitar o monumento mais patriótico dos EUA.

Mount Rushmore, South Dakota

Em 1923, o historiador Doane Robinson, da Sociedade Histórica de Dakota do Sul, teve a idéia de esculpir, em um monte monte em South Dakota, em Keystone, região de Black Hills, a figura de várias personalidades do velho-oeste, como Búfalo Bill. 

O escultor Gutzon Borglum – ex-aluno do grande escultor francês Auguste Rodin – gostou do projeto, mas propôs que a homenagem fosse feita a ex-presidentes do país, com o intuito de atrair a atenção e o apoio dos sempre patriotas americanos. O conselho foi aceito e a construção das faces de George Washington – o primeiro presidente dos EUA (presidente de 1789 a 1797), Thomas Jefferson – autor da declaração da independência (1801 a 1809), Abraham Lincoln – que lutou pela paz do país durante toda guerra civil (1861 a 1865) e Theodore Roosevelt – que conquistou maior conhecimento e liberdade de expressão (1901 a 1909) – quatro dos ex-presidentes mais importantes e conhecidos até então – começou em 1927.

Após a decisão do primeiro rosto a ser construído, foram montados os primeiros andaimes em 1899. Demorou 14 anos para a obra ser finalizada (1927–1941). O granito do monte Rushmore está entre as pedras mais duras do mundo. Por isso, 90% das rochas, cerca de 450 mil toneladas, foram retiradas com dinamite.

O monumento é uma das atrações turísticas mais conhecidas dos Estados Unidos, rendendo a South Dakota o apelido de The Mount Rushmore State. Os gigantescos rostos, de 15 a 21 metros de altura, foram construídos com antigos instrumentos de engenharia, marretas e martelos a 150 metros de altura, na região de Black Hills. Borglum morreu pouco tempo antes de completar o seu trabalho. Terminada por seu filho, Lincoln, a obra foi inaugurada em 1941.

A entrada é gratuita, mas o estacionamento é pago. Carros e motos pagam $11.

O que fazer em Mount Rushmore?

1. Grand View Terrace
É do espaçoso Grand View Terrace que você verá os famosos rostos de George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln

2. Sculptor’s Studio
Os visitantes precisam dar uma passadinha no Sculptor’s Studio e ver a maquete da montanha com escala 1/12 feita por Borglum.

3. Lincoln Borglum Visitor Center
Dentro do Lincoln Borglum Visitor Center – nome em homenagem ao filho de Borglum, que supervisionou o projeto depois da morte do pai e que, posteriormente, veio a ser o primeiro superintendente do parque –, veja um filme e exposições sobre o trabalho.



4. No verão, aproveite o horário extendido
Nos meses de verão, fique até a noite para ouvir um guarda florestal falar sobre o significado do local e una-se a cerca de 2.500 outras pessoas na cerimônia de iluminação das estátuas no anfiteatro do parque.

5. Presidential Trail
Uma trilha incrível para caminhar com certa de 250 degraus e um certo grau de dificuldade. A trilha vai por entre as árvores e dá pra toda a família fazer.

Alguns filmes que possuem o Mount Rushmore de cenários:
– Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock, 1959.
– A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos, de Jon Turteltaub, 2007
– Superman II, de Richard Lester, 1980
– Marte Ataca!, de Tim Burton, 1996
– Um Pobretão na Casa Branca, de Chris Rock, 2003
– Nebraska, de Alexander Payne, 2013

Iron Mountain Road, South Dakota

Essa é uma das nossas maiores dicas por aqui. Essa estrada que fica em Black Hills é incrível! Ela é conhecida como a estrada mais incomum e cativante da América. Todo mundo que experimenta este trecho de 17 milhas em Black Hills, South Dakota, sai com uma opinião sobre a estrada, seja ela boa ou ruim. Independente disso, a estrada é uma obra de arte histórica projetada para fazer você desacelerar, ver e sentir coisas que você não vivencia todos os dias. A lenda diz que os engenheiros uma vez disseram que não poderia ser construído.

Com a beleza das montanhas e vales como pano de fundo, esta estrada foi projetada especificamente com uma quantidade enorme de curvas, incluindo o que chamamos de ziguezague, a fim de limitar a velocidade dos viajantes a 35 milhas por hora para que eles pudessem desfrutar as belezas de Black Hills. O que torna esta estrada tão única e memorável, não é apenas a quantidade de curvas e a beleza envolvente, mas também as características arquitectónicas encontradas ao longo dela. Características essas que incluem estruturas de madeira, chamadas de pontes pigtail, e túneis de uma pista que foram construídos para mostrar o símbolo patriótico americano, o Monte. Rushmore. 

Ao longo desta jornada de 17 milhas, você não verá apenas as maravilhas arquitetônicas da estrada, mas também as maravilhas da natureza. Não se surpreenda se você se encontrar parado no meio de um rebanho de búfalos enquanto eles atravessam a estrada, pastando e cuidando de seus filhotes. Tire um tempo para olhar ao redor, você provavelmente verá antílopes, veados e perus, ou poderá até avistar uma ovelha de chifre grande ou um leão da montanha. Cada viagem por ali é uma experiência diferente. Para aproveitar tudo o que a estrada tem a oferecer, você deve percorrê-la em ambas as direções.

Como já falamos, de um lado da estrada temos o Mount Rushmore. Mas, do outro lado temos o Custer State Park, um lugar maravilhoso por ali e dois dos destinos mais visitados em Black Hills. No meio, você encontrará o cenário mais espetacular que se possa imaginar.

No mínimo, esta estrada levará 45 minutos para dirigir por toda ela, que sim, foi projetadapara ir devagar. Abra a janela, olhe pra fora, sinta o vento no cabelo, sinta o cheiro dos pinheiros e dos búfalos. Não tenha pressa, aproveite o passeio, você não encontrará outra estrada como esta nos EUA.

Lembre-se, é sobre a jornada, e não o destino.

Nossa experiência em Iron Mountain Road:
17 milhas
314 curvas
14 ziguezagues
3 pigtails
3 túneis
4 presidentes
2 divisões

MUITO MAIS DICAS NO YOUTUBE

GOSTOU DESSA DICA? ENTÃO VISITE NOSSO CANAL DO YOUTUBE. TEMOS MUITOS VÍDEOS INCRÍVEIS DA NOSSA ROAD TRIP PELOS ESTADOS UNIDOS. SE QUISER, CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL OU CLIQUE AQUI PARA A PLAYLIST DOS VIDEOS. E aqui está o vídeo da nossa passagem pelo Mount Rushmore e pela Iron Mountain Road:

Deixe um comentário