Diário de bordo

O parque mais famoso e visitado de Utah: Zion National Park

No diário de bordo de hoje, vamos falar sobre o Zion Park, o parque nacional mais famoso de Utah. O problema é que tudo deu errado. Mas mesmo assim, o diário de bordo sobre o parque vai sair.

Zion National Park, Utah

Zion National Park é um parque nacional localizado em Utah. É considerado o parque mais famoso do estado e é o mais antigo do Mighty 5, o conjunto de 5 parques nacionais de Utah. Em julho de 2019, o Zion Park completou seu centenário. O parque recebeu este nome porque os primeiros colonos do Utah acharam que tinham finalmente descoberto a Terra Prometida quando chegaram a este vale, já que Zion significa “santuário” em hebraico.

O impressionante e imponente canyon vermelho é cortado por águas cristalinas e vales verdejantes. Dizem que esse parque é o sonho de todo aventureiro. Ele é resultado de MILHÕES de anos de erosão. As formações rochosas, as trilhas incríveis e a vida animal é um oásis para quem busca um pouco de tranquilidade com picos de aventura. Os penhascos de 305m de altura encantam com suas cores. As rochas de arenito também impressionaram os colonos mórmons que apareceram aqui no século XIX, que deram nomes a elas como Descida do Anjo, Os Três Patriarcas, o Templo Ocidental e o Grande Trono Branco.

O parque oferece, além da calmaria para quem quer, caminhadas, desde as mais fáceis até as mais difíceis na beira do penhasco e desfiladeiros. A nossa vontade era fazer a trilha The Narrows, um caminho por dentro de um rio.

E como de costume, vamos dar algumas dicas sobre o parque.

1. Como chegar?
Como já falamos em outros posts aqui do site, existem duas formas de chegar aos parques de Utah: indo por Las Vegas ou saindo de Salt Lake City. Qualquer um dos dois caminhos dá certo e a paisagem é linda.

2. Como entrar no parque?
Esse é o quarto parque mais visitado dos EUA. Para reduzir o fluxo de visitantes (são mais de 4,5 milhões por ano!) e conseguir preservar toda a natureza do parque, existe um sistema de shuttles que leva as pessoas do centro de visitantes ao Zyon Canyon. Esse Shuttle faz 9 paradas. Em algumas épocas é PROIBIDO entrar de carro no parque. E foi por isso que não conseguimos seguir viagem. Verifique as épocas que são permitida essa entrada para que não aconteça com você o que aconteceu com a gente. É sempre bom pesquisar antes caso sua intenção seja ir no Zion Park

3. Quanto Custa?
– Carros e motorhomes: $35 por 1 semana.
– Motocicletas: $25 por veículo.
– A pé, bicicleta ou shuttle: $20 por pessoa.
– Passe anual (já falamos muito dele por aqui): $80 por veículo.

4. Quantos dias passar por lá?
Você consegue conhecer uma trilha ou outra em 1 dia. Mas o ideal são 3 dias, assim você consegue ver os pontos mas legais e desbravar as principais trilhas. Há quem fiquei até 1 semana, porque tem muita coisa pra fazer ali, de fato.

5. Onde se hospedar ?
Fora do Parque: Existem muitos hotéis fora do parque, em Springdale (uma cidadezinha que fica bem perto do Zion). Esses hotéis também são atendidos pelo shuttle do parque.

Dentro do parque: Já para quem não quer sair do parque, uma ótima dica é o Zion Lodge, um hotel histórico que fica bem no centro do Zion National Park. Ele fica super acessível para quem quer usar o shuttle ou fazer as trilhas.

Camping: Para quem vai de motorhome ou quer simplesmente acampar, existem algumas opções de camping ground dentro do parque. Normalmente o esquema é por ordem de chegada. Apenas o Watchman, que é o único que opera no inverno, precisa ser reservado. Ou seja, chegue cedo! A média é de 18$ por noite e possuem banheiro (mas não chuveiro).

6. Onde comer?
O Zion Lodge possui um restaurante e uma lanchonete. Fora do parque, existem mais alternativas legais e restaurantes diversificados. Em Springdale também é possível encontrar mercadinhos locais. Mas, como sempre falamos, leve na mochila snacks e água.

7. Quando visitar?
Cada época do ano possui um motivo especial.

No verão é a alta temporada. O parque fica cheio de turistas e as temperaturas são muito quentes (pegamos o dia mais quente do ano, inclusive). Atém disso, é possível pegar chuvas, vá preparado.

O outono é considerada a melhor estação. A temperatura é mais agradável e não chove tanto. As folhas começam a ficar coloridas e o céu está sempre azul.

Já no inverno, é preciso estar preparado. Você tem que realmente gostar de frio. De noite, as temperaturas chegam a ficar abaixo de zero. Algumas trilhas fecham e a neve cai. No final da estação, o gelo começa a derreter e os rios enchem.

Na primavera o clima é mais quente e ensolarado. A chuva vem com força no mês de março e as águas aumentam de nível devido ao derretimento do gelo.

8. Estrutura do Zion National Park.

Assim como a maioria dos parques nacionais dos EUA, o Zion possui uma ótima estrutura com centro de visitantes, banheiros públicos e trilhas pavimentadas e acessíveis. O estacionamento no centro de visitantes é gratuito, apesar de lotado.

O QUE FAZER NO ZION NATIONAL PARK?

Esse parque é encantador e não é a toa que é o mais famoso de Utah. Ele oferece pra gente diversas possibilidades de proveito. São tantas trilhas em tantos lugares maravilhosos, além de outras formas de conhecer o Zion, que vamos tentar resumir por aqui.

1. Dirigir pelo parque.
Seja de carro, moto, bike ou, até, pelo shuttle, conhecer o Zion assim é obrigatório, ainda mais se o seu tempo é curto. Infelizmente, não pudemos entrar com a Jubi no parque, então pesquise antes qual forma de locomoção está liberada naquele dia.

Parar nos mirantes e nos principais pontos do parque é um dos pontos altos do passeio. Podemos falar do Big Bend, que fica entre o Zion Lodge e o Templo de Shinawava, que é a curva mais linda do parque, além de outros mirantes que valem a pena.

2. Túnel Zion
O túnel Zion é um dos lugares mais impressionantes do parque. Ele fica em uma região chamada Kolob Canyon, onde a paisagem vai se transformando e formando uma oásis de rochas avermelhadas.

3. Kolob Canyon
Essa região é a preferida de quem já conhece o parque. É uma área com menos estrutura do que o resto do parque. Só é possível chegar lá através de trilhas. Leve snacks e água, caso decida por esse caminho. O resto você pode deixar com a natureza do Zion, pois não vai se arrepender.

4. Visitar o museu Zion Human History.
Quase ninguém sabe, mas o parque Zion tem um museu de história humana MUITO LEGAL chamado Zion Human History. Vale a pena a visita. Ele fica próximo ao centro de visitantes. É uma ótima parada para quem gosta de museus.

5. Fazer o que o Zion Park tem de melhor: as trilhas.
Tudo isso que colocamos aqui é muito legal! Mas o principal do Zion National Park é toda a parte de trilhas e caminhadas entre rios e cânions. Vamos colocar aqui as principais:

– Pa’rus Trail: Nesse trilha é possível levar animais ou fazê-la de bicicleta. É leve, acessível e tem 6,5km.

– Angel’s Landing:
Trilha com muitos desníveis. É a mais famosa de todas porque fica no topo do penhasco. Tem uma vista de tirar o fôlego. É uma caminhada considerada fácil. 

– The Narrows: Essa é a trilha que estávamos malucos pra fazer. Ela só fica aberta enquanto o nível de água do rio está baixo. Essa trilha é uma caminhada dentro do rio Virgin que te leva a ver os paredões vermelhos de baixo e dura mais ou menos 10 horas! Algumas dicas pra essa trilha: faça a trilha pela manhã; alugue equipamentos como bastão; leve bastante comida e água.

– Riverside Walk: Essa trilha é toda pavimentada e plana. É uma caminhada curta, pode durar até 1 hora, mas a beleza do lugar é indiscutível. É uma trilha perfeita para famílias com crianças.

– Kayenta Trail: Uma trilha de dificuldade moderada e que possui 3,2km. Tem uma grande subida que não é pavimentada e a vista final dela é entre os caninos e o rio.

– The Grotto Trail: Essa trilha te leva do Zion Lodge até a Gruta. Tem 1,6km de extensão e é considerada fácil.

– Upper Emerald Pool Trail: Uma trilha de 5km que sai a partir da Kayenta Trail. Você chega em piscinas de esmeralda. É proibido nadar, mas vale a vista. A trilha segue por dentro do cânions e sobe para a base de um penhasco.

– Hidden Canyon: Essa é especial para quem curte altura e aventura. Ela tem 4km e segue na beira de um penhasco.

– Observation Point: Tem restrição de abertura, então é bom checar antes. Tem 12,9km de extensão e sobe pelo Echo Canyon até chegar no mirante.

– Watchman Trail: Essa trilha tem 5,6km de caminhada e vai até o mirante de Towers of the Virgin, de Zion Canyon, de Watchman Peak e de Springdale. Essa trilha é muito popular entre aqueles que amam ver o pôr-do-sol.

Lake Powell, Utah – Arizona

Saindo do Zion Park, decidimos ir até o Lake Powell.

O Lake Powell é um reservatório artificial no rio Colorado, em Utah e Arizona, Estados Unidos. É um importante local de férias visitado por aproximadamente dois milhões de pessoas todos os anos. Ele é famoso por suas águas cristalinas, verdes e azuis, que refletem o céu e deixam a paisagem ainda mais incrível. No verão e nos feriados, o lago fica LOTADO de gente. É super difícil antes de van ou carro pelo risco de atolar na areia. Mas ainda assim vale a pena.

MUITO MAIS DICAS NO YOUTUBE

GOSTOU DESSA DICA? ENTÃO VISITE NOSSO CANAL DO YOUTUBE. TEMOS MUITOS VÍDEOS INCRÍVEIS DA NOSSA ROAD TRIP PELOS ESTADOS UNIDOS. SE QUISER, CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL OU CLIQUE AQUI PARA A PLAYLIST DOS VIDEOS. E aqui está o vídeo das nossas férias frustradas em Utah:

Deixe um comentário

Veja também