Diário de bordo

Os dois lugares mais diferentes do Colorado: Great Sand Dunes e UFO Watchtower

O próximo destino da tripulação da Jubi é o Parque Nacional e Reserva Great Sand Dunes e o UF Watchtower, ambos também no Colorado. 

The Great Sand Dunes, Colorado

O Parque Nacional e Reserva de Great Sand Dunes é um parque nacional dos Estados Unidos que tem uma área de grandes dunas de até 229 metros de altura na borda do Vale de San Luis e uma reserva nacional localizada na Cordilheira Sangre de Cristo, no centro-sul do Colorado.

O parque foi originalmente chamado de Monumento Nacional das Grandes Dunas de Areia em 17 de março de 1932 pelo presidente Herbert Hoover. Os limites originais protegiam uma área de 143,8 km². Uma mudança para parque nacional e reserva foi autorizada em 22 de novembro de 2000. O parque toma uma área de 434,4 km², enquanto a reserva protege outros 168,7 km², somando um total de 603,1 km². 

O parque é muito famoso por abrigar as dunas de areia mais altas da América do Norte. As dunas cobrem uma área de cerca de 78 km² e estima-se que contenham mais de 5 bilhões de metros cúbicos de areia. Sedimentos das montanhas circundantes encheram o vale ao longo dos períodos geológicos. Os quatro componentes principais do sistema de Great Sand Dunes são a bacia hidrográfica da montanha, o campo de dunas, o lençol de areia e a sabkha.

Além disso, o sistema natural e diversificado do parque varia de grandes dunas de areia a florestas, de bosques a majestosos picos de montanhas. A maior elevação do parque é 13.604 pés acima do nível do mar. O Centro de Visitantes das Grandes Dunas de Areia e as áreas de acampamento ficam a cerca de 8.200 pés, o que é alto demais.

Um pouco da história das dunas de areia do Colorado

Pesquisas científicas recentes mostram que as Great Sand Dunes começaram a se formar cerca de 440.000 anos atrás. Os ventos de sudoeste predominantes soprando em direção a uma curva baixa nas montanhas Sangre de Cristo ajudaram a formar o que hoje é conhecido como o parque e reserva. Esse fenômeno ainda acontece. É por isso que as dunas nunca são as mesmas.

Como as dunas de areia são formadas?

Os riachos Medano e Sand, dois riachos de montanha próximos, arrastam areia da encosta de Great Sand Dunes e a carregam para reciclá-la no fundo do vale. Esse movimento constante da areia pelo vento e pela água ajuda a preservar o Great Sand DunesNational Park, bem como sua posição como as mais altas dunas de areia da América do Norte.

Muitas pessoas passaram por, sobre e ao redor de Great Sand Dunes por milhares de anos (a evidência mais antiga de habitantes humanos nas dunas é datada de quase 11.000 anos atrás). De tradições nativas americanas das tribos Navajo, Apache e Ute, a colonos europeus e americanos, essas dunas de areia forneceram lar e maravilhas para muitos grupos ao longo dos séculos.

1. Como chegar?
A apenas 56 quilômetros a nordeste de Alamosa, as dunas são facilmente acessíveis de carro pela U.S. 160 e Colorado 150 pelo sul, ou pelo Colorado 17 e Country Lane 6 pelo oeste.

2. Quanto?
Motos e bicicletas: $20.
Veículos não comerciais: $25
Passe anual para os parques nacionais: $80 e pode ser usado em todos os parques nacionais dos EUA. Vale muito a pena!

3. Como visitar o Great Sand Dunes?
É possível entrar no parque de carro ou a pé. Algumas trilhas são mais tranquilas, outras já demandam esforço. O parque possui serviços de tours. 

4. Onde se hospedar?
O parque possui campings incríveis dentro dele e alguns hotéis na redondeza. Existem opções para todos os bolsos.

5. Dicas gerais:
– Roupas confortáveis são essenciais para as trilhas.
– Respeite as dunas.
– Leve muita água com você. No verão as temperaturas são altas e secas.

O que fazer em Great Sand Dunes

O Parque Nacional Great Sand Dunes está aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano. Consulte o site oficial do Parque para obter informações sobre taxas e reservas de camping. Há muitos eventos de maio a setembro, incluindo os programas Summer Concert Series e Junior Ranger Day. Então a melhor temporada pra ir com certeza é no verão.

1. Comece o dia no Centro de Visitantes do parque.
Ali você poderá assistir a um curta-metragem sobre a história das dunas e ver exposições que mostram a formação única das dunas de areia. Além disso, tire todas as suas dúvidas e conheça o terreno com guardas-florestais locais.

2. No verão tem muita coisa legal pra fazer!
Os programa e eventos de verão são incríveis, principalmente os que acontecem no anfiteatro. Caso vá nessa época do ano, separe um tempo só para curtir esses dias específicos.

3. Explore Medano Creek.
Visite o campo de dunas na área de estacionamento principal. No Medano Creek é possível descer de trenó nas dunas ou começar a planejar um passeio em 4×4 no Medano Pass Road. Mergulhe no lago e fique de olho na misteriosa “agitação das ondas” (ondas criadas por mudanças nas dunas de areia)

4. Ande pelo Mosca Pass.
Uma trilha maravilhosa inclui o Mosca Pass, de onde você pode ver paisagens deslumbrantes e curtir a vida selvagem ao seu redor.

5. A mais alta duna da América do Norte.
Se você estiver pronto para o desafio, pode caminhar na Star Dune, que é a duna mais alta da América do Norte. Mas não esqueça de trazer muita água e estar pronto para colocar os pés na areia, literalmente.

6. Montville Nature Trail
A Montville Nature Trail é a trilha favorita por sua cobertura de árvores e vistas abrangentes das montanhas, dunas e vales.

7. Zapata Falls
É preciso um pouco de esforço para fazer a travessia, mas a névoa refrescante e as vistas das dunas de areia e das montanhas valem a pena o esforço de chegar nessa cachoeira linda.

8. Outras trilhas que você tem-que-fazer!
Aqui outras trilhas que você precisa fazer no Great Sand Dunes:
– High Dune Trail
– Sand Sheet Loop Trail
– Wellington Ditch Trail

9. Sandboard e trenó: diversão na areia.
No Great Sand Dunes é post;ivel fazer sandboard e descer de trenó pelas dunas, o famoso ski-bunda. Vários pontos de venda oferecem aluguel de trenó de areia e aluguel de sandboard, incluindo: Oasis Store (fora da entrada do parque), que aluga equipamentos da primavera ao início do outono; Kristi Mountain Sports em Alamosa (35 milhas do parque na US 160 West), que fica aberta o ano todo; e a Sand Dunes Recreation & Hot Springs Pool perto de Hooper (35 milhas do parque na CO 17 North), também aberto o ano todo.

UFO Watchtower, Colorado

Indiscutivelmente a atração de beira de estrada mais diferente do Colorado, a UFO Watchtower convida caçadores extraterrestres e apaixonados pelo tema para a torre de observação em busca de alienígenas ou OVNIs. Supostamente, este local já hospedou inúmeros avistamentos de OVNIs ao longo dos anos, o que poderia, em parte, ser possível graças à visão vasta e não filtrada de Alamosa do céu noturno. O Great Sand Dunes National Park está logo na esquina, e é conhecido como um Parque Internacional Dark Sky, devido à excepcional clareza na observação das estrelas.

A UFO Watchtower é uma plataforma de observação e camping ground ao norte de Hooper, Colorado. A torre, que tem 3 metros de altura e uma visão de 360 graus de San Luis Valley, foi criada por Judy Messoline em maio de 2000 para capitalizar o uso existente da propriedade por observadores de OVNIs.

Judy Messoline mudou-se para o vale de San Luis, no alto das montanhas rochosas, para criar gado. Cinco anos depois, ela sabia que havia cometido um erro. Só então, por acidente, ela explorou o verdadeiro recurso natural do Vale: OVNIs.

Segundo a RoadsideAmerica, tudo começou como uma piada. Os vizinhos de Judy mencionaram coisas estranhas que viram nos céus noturnos claros do Vale, e ela sabia que os observadores de OVNIs às vezes visitavam seu rancho depois de escurecer. Para ganhar algum dinheiro (ela vendeu seu gado), Judy abriu um acampamento em sua terra seca, construiu uma pequena cúpula de pires de estuque como loja de presentes e cercou-a com uma plataforma de observação de três metros de altura.

A torre foi inaugurada no verão de 2000. Judy não esperava que ninguém visse nada dela, a não ser as cadeias de montanhas distantes e as estrelas à noite. O que ela não sabia, é que o San Luis Valley é reverenciado entre os fãs de discos voadores como um dos melhores lugares do mundo para ver OVNIs. E a torre de vigia de Judy estava bem no meio disso.

A visão diurna mais curiosa é o “Healing Garden” de Judy, que se espalha pela porta dos fundos da cúpula. Judy disse que mais de vinte médiuns visitaram a The UFO Watchtower e que “todos disseram que há dois grandes vórtices aqui”.

Endereço: 2502 County Rd 61, Hooper, CO
Como chegar: No lado oeste da Hwy 17, cerca de 2,5 milhas ao norte de Hooper e Hwy 112. Procure os outdoors.
Horário: Aberto o ano todo; verifique com antecedência para saber os horários e as taxas de acampamento
Entrada: $2 por pessoa para subir na torre.

MUITO MAIS DICAS NO YOUTUBE

GOSTOU DESSA DICA? ENTÃO VISITE NOSSO CANAL DO YOUTUBE. TEMOS MUITOS VÍDEOS INCRÍVEIS DA NOSSA ROAD TRIP PELOS ESTADOS UNIDOS. SE QUISER, CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL OU CLIQUE AQUI PARA A PLAYLIST DOS VIDEOS. E aqui está o vídeo da nossa passagem pelo Great Sand Dunes e pelo UFO Watchtower, em Colorado:

Deixe um comentário