Diário de bordo

Como sobreviver à nublada San Francisco

Finalmente chegamos em San Francisco. SanFran é o tipo de cidade que dispensa apresentações. Uma das maiores da Califórnia, é cheia de cartões postais incríveis e super conhecidos por todo mundo. É o centro de um dos maiores polos tecnológicos do mundo e, ainda assim, consegue ser ecologicamente correta. É onde o novo e o antigo se encontram, deixando um rastro de charme pela cidade.

San Francisco, Califórnia 

SanFran é a 13ª cidade mais populosa dos EUA e a 4ª mais populosa da Califórnia. Tem um população de um pouco mais de 800 mil habitantes e uma área de 122km². 

Um dos pontos mais legais é o cable car, ou pra gente, o bondinho. É uma das poucas cidades que ainda utiliza esse meio de transporte. Indicamos o passeio nele, é uma das formas mais legais de ver a cidade. Uma das mais tradicionais também. Duas das três linhas conectam Fisherman’s Wharf ao centro comercial de Union Square, a praça mais importante de San Francisco.

Alcatraz

A ilha de Alcatraz é a famosa por ter sido uma prisão federal de segurança máxima que fica no meio da Baía de San Francisco e hoje faz parte de um parque nacional. Foi batizada por navegantes espanhóis e quer dizer “ilha das gaivotas”. Mas, por incrível que pareça, não tem nenhum desses pássaros por lá. Alguns presos famosos ficaram por lá, e o mais famoso deles foi o Al Capone, um gangster mafioso. 

O Alcatraz recebe hoje em torno de 1,4 milhões de visitantes por ano e só é possível chegar lá através do Alcatraz Cruises, um ferry boat turístico que parte do Pier 33 em direção à ilha. Dica: compre seu ingresso com antecedência, o número de acesso ã ilha é limitado e as entradas costumam esgotar.

O passeio começa dentro do barco, já contando toda a história da ilha, que antes era apenas um santuário de pássaros e demorou até virar a prisão mais famosa do mundo. Assim que o turista chega na ilha, as orientações iniciais são passadas e existem tours guiados opcionais. E ai então é possível visitar a prisão e saber das mais diversas histórias que as grades contam. A visita é guiada por ex-prisioneiros. Então as informações são bem precisas. Lembrando que existe o tour diurno e o tour noturno. É sempre bom pesquisar qual é melhor pra você. Os ingressos variam de 24,40$ a 47,30$, dependendo da idade do visitante e do período escolhido.

Lombard Street

A Lombard Street é um das ruas mais famosas, não só de San Francisco, mas do mundo. É uma ladeira íngreme toda em zigue-zague e a passagem por ela é obrigatória (mesmo quando proibida, como foi o nosso caso). O lugar é muito legal pra fazer fotos, é tudo muito colorido e muito fotogênico. Muito filmes e séries utilizam essa área. Não é difícil ver essa rua incrível na TV.

A Lombard Street, na real, é enorme. Porém, o trecho que ficou famoso é só onde tem o zigue-zague. Além disso, a ladeira deixa tudo ainda mais bonito. A vista lá de cima também merece ser admirada. 

Fisherman’s Wharf

Também conhecido como Cais dos Pescadores, o Fisherman’s Wharf é um dos bairros mais visitados de SanFran e está na lista de 8 entre 10 turistas. Ele ganhou popularidade pela variedade de restaurantes que ficam na água e servem frutos do mar deliciosos.

Os barcos antigos também são um motivo a parte para visitar o lugar, que fica na entrada da Baía de San Francisco. Ele já foi o porto da cidade, mas agora se transformou em uma área atraente e muito interessante para as pessoas que visitam o Fisherman’s Wharf. E é nele que também fica o Pier 39.

Pier 39

O Pier 39 é um shopping ao céu aberto e que tem muitas atrações. Compras, gastronomia, entretenimento e até a natureza fazem do lugar um ponto turístico muito procurado pelos visitantes. Ali tem um aquário (o Aquarium of the Bay), o cinema 7D Experience, o San Francisco Carousel, Restaurantes famosos, lojas diferentonas e muito mais. 

Do Pier 39 também é possível ver a Golden Gate e a ilha de Alcatraz. Ele fica bem proximo a North Beach e Chinatown. Então já dá pra fazer tudo no mesmo dia, caso você tenha pouco tempo.

Chinatown

A região de Chinatown também uma área muito visitada, por ser a mais antiga dos EUA. Além disso, o bairro está repleto de atrações. São lojas, casas de chá, restaurantes e templos budistas. A cultura de Chinatown também é uma atração a parte. É uma viagem até a China sem sair de San Francisco. 

Coloque no roteiro o Portsmouth Square, a praça onde a bandeira dos Estados Unidos foi içada pela primeira vez em 1846. Hoje, Portsmouth é cheia de pessoas praticando tai chi e mah jong. Na rua Stockton, os mercadinhos estão lado a lado, prontos para serem visitados e descobertos. Vale a pena.

Bay Bridge e Golden Gate

A Bay Bridge é a ponte que liga San Francisco a Oakland Bay e tem dois andares para o tráfego de pedestres. Menos famosa que a Golden Gate, esse ponte também oferece uma vista fantástica da Baía de SanFran. A antiga Bay Bridge foi construída em 1933 e era a mais longa do mundo, com mais de 4 milhas. Hoje a ponte tem 10 pistas e 7.18km.

Em 1989, essa ponte sofreu um colapso parcial por conta de um terremoto. Por isso, sofreu uma importante modernização e hoje é “a prova de terremotos”. Ela é considerada uma saída de emergência e pode ser usada até em caso de desastres.

Já a Golden Gate, a famosa ponte vermelha, liga San Francisco a Sausalito. É o principal cartão postal da cidade e é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Tem 227 metro de altura e 2,7km de extensão.

A Golden Gate é tão imponente, que pode ser vista de diversos pontos da cidade. E uma curiosidade é que, para ser tao resistente ao vento e água, a ponte tem tanto arame, que daria para dar a volta ao mundo 3 vezes! Já outra curiosidade triste, é que ali tem o maior número de suicídios do mundo. O dia que fomos ver a ponte esperando por um nascer do sol, não rolou, porque em mais da metade dos dias, SanFran é extremamente enevoado, o que dificulta e muito a visão.

Sausalito, Califórnia

Sausalito é uma cidade de um pouco mais de 7 mil habitantes que fica na área da Baía de San Francisco, ao norte da Golden Gate. Não é um dos lugares mais famosos, mas é uma parada muito interessante elo charme da cidade.

Sausalito possui um centro muito legal. Com lojas, restaurantes e cafés, essa área da cidade é muito atrativa. Vale a pena estacionar o carro (ou motorhome) e dar uma volta por ali. Outro lugar interessante para visitar são as casas flutuantes, que são especie de barcos onde muitas pessoas viveram depois da Segunda Guerra Mundial e ainda vivem. 

Assista ao episódio 17 do Travel and Fun e descubra como foram nossos poucos dias na incrível (e nublada) SanFra:

Deixe um comentário

Veja também